ANIME FRIENDS / palestra
  mangás, animes e a psicologia
  DIA: 08 DE JULHO LOCAL: PALCO anime HORÁRIO: 18:00

Bate papo com os autores do livro “ Mangás, Animes e a Psicologia”, lançado em Março de 2017. Os capítulos do livro capítulos analisam as séries Yu Yu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco, Patrulha Estelar, Naruto, Inuyasha, Angel Beats!, Death Note, Kamui, Pokémon, Paranoia Agent, A Princesa e o Cavaleiro e Sakura Card Captors, além de fazer uma incursão sobre o universo yaoi. No campo das produções cinematográficas, são analisadas as animações A viagem de Chihiro e O serviço de entregas da Kiki, ambas do diretor Hayao Miyazaki.

Estarão presentes no bate papo a organizadora, profa. Ivelise Fortim; a pioneira sobre estudos de mangás no Brasil, Sonia Luyten e o psicólogo e autor Marcos Polcino. Moderada pelo prof. Luiz Ojima Sakuda, também autor do livro, o debate abordará temas como histórico e contexto dos mangás no Brasil, além de trazer análise psicológica sobre os animangás InuYasha e Pokemon.

Sobre os autores:

Ivelise Fortim – Organizadora dos livros “ Mangás, Animes e a Psicologia” e “ The Big Bang Theory e a Psicologia”. Doutora em Psicologia Clínica, é professora dos cursos de Psicologia e Jogos Digitais da PUC-SP. Estuda Cultura Pop Japonesa, Videogames, Ficção seriada, questões de gênero no mercado e na indústria de Jogos Digitais.
Sonia Luyten - Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com tese sobre mangá. Foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações da ECA/USP (1972-1984) do primeiro curso regular de Histórias em quadrinhos no Brasil com início em 1972. Criadora do primeiro núcleo de estudos sobre mangá no Brasil na década de 1970 na mesma universidade que mais tarde tornou-se a ABRADEMI. Foi professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio – Japão, da Universidade Real de Utrecht - Holanda e professora convidada da Universidade de Poitiers – França. Autora de inúmeros livros entre eles Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses e Cultura Pop japonesa: animê e mangá.
Marcos Polcino – Psicólogo pela PUC-SP, Mestrando em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pesquisa videogames com base na abordagem junguiana.

  Luiz Ojima Sakuda – Autor de capítulos nos livros “The Big Bang Theory e a Psicologia” e “Mangás, Animes e a Psicologia”. Doutor pela POLI-USP, é professor do Centro Universitário FEI. Estuda indústrias criativas e digitais. Quando tinha 18 anos, escreveu o livro “O Melhor do Começo do Fim do Início da Geração Espontânea”.
Marcos Polcino – Psicólogo pela PUC-SP, Mestrando em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pesquisa videogames com base na abordagem junguiana.

 

  Anime Friends 2017, personagens e marcas e logomarcas são propriedades de Yamato Cultural. Todos os direitos reservados - É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio. A violação dos direitos de autor é crime estabelecido pela Lei nº. 9.610/98 e demais legislações. Imagens ilustrativas.  
Facebook Twitter Instagram